O texto nos mostra a construção e a explicação do currículo da Língua Portuguesa.Na introdução pude observar a realidade quando a autora vem dizendo que as propostas curriculares são das últimas duas décadas do século passado.
Um trecho muito chamativo em que ela fala ´´Para o leitor,o texto,a forma, ou a fôrma é o caminho por onde
passeia o seu olhar ou é a isca que o seduz e o captura.`` Esse tipo de estratégia de leitura é muito certa quantas vezes nos apegamos as leituras,livros por vários outros motivos sem ser a leitura propriamente dita e sim a forma,fôrma,,ilustração.
A análise do currículo é um ponto bastante explicitado no texto pois existem 2 maneiras,ele pode ser observado de 2 perspectivas:Influências externas e internas.
Ou seja a autora mostra como precisamos de um conhecimento extralinguístico para interpretar os currículos.O que acontece demais na atualidade,não adianta a professora chegar numa sala de aula de uma escola no interior da cidade,numa escola pública e ensinar e explicar sobre caviar.É algo que o aluno não consegue materializar ou simplesmente se identificar com esse objeto.Entra muito nesse aspecto nosso texto sobre ´´A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental``
Também é debatido sobre a variação linguística e relação Língua Oral/Língua Escrita em que os teóricos apoiam e explicitam as diferenças linguísticas mas na hora de se passar os conteúdos e apresentar as atividades e avaliação são cobrados a gramática tradicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário