Marina Briata, Maria Alice, Lorena Ferreira, Samantha Carvalho, Patrícia Pinho e Stefany Matos
Disciplina: Língua Portuguesa.
Tema central: Sustentabilidade e Meio
Ambiente.
Objetivo Geral: Desenvolver o conceito e os benefícios do tema central com os alunos, para que assim possam colaborar para um mundo mais sustentável, pois ações feitas hoje podem ter conseqüências futuras.
¢ Turma: 3º ano.
¢ Faixa etária: 07 aos 09 anos.
Primeiro dia:
Tema da aula: O que é Sustentabilidade?
Tema transversal: Português e ciências.
Gênero: Artigo de opinião.
Eixo: Práticas de reflexão sobre o uso da língua, oralidade e práticas de leitura.
Objetivo da aula:
Desenvolver o conceito sobre o tema trabalhado, dar o primeiro passo para que os alunos se tornem “ecologicamente alfabetizados”, trabalhando com pequenos textos para que desenvolvam também a oralidade e a escrita.
Procedimento metodológico:
- 1º momento: Fazer uma roda com os alunos para que possa apresentar o tema.
- 2º momento: Distribuir um pequeno texto com o conceito do tema, e pedir para cada aluno ler um trecho.
- 3º momento: Explicar o tema para os alunos e entregar uma folha para cada um, para que escrevam em cinco linhas o que é sustentabilidade, depois de pronto eles trocarão os trabalhos e cada um irá ler o que o colega de turma escreveu.
- 4º momento: Pedir para que realizem uma pequena pesquisa em casa sobre o tempo de decomposição dos objetos.
Avaliação:Observação de como o aluno desenvolveu as atividades em sala, como a leitura do texto e a produção de texto.
Segundo dia:
Tema da aula: O caminho do lixo.
Tema transversal: Português e Ciências.
Gênero: Redação.
Eixo: Práticas de produção textual; Oralidade.
Objetivo da aula:
- Discutir a idéia de preservação do meio ambiente;
- Conhecer o processo da coleta e o destino do lixo escolar;
- Identificar quem produz e quem cuida do lixo escolar.
Procedimento metodológico:
· Primeiro momento:Iniciar uma discussão com a turma sobre os problemas ambientais da atualidade, usando como recurso imagens (figuras). Procure figuras que representem: aquecimento global, enchentes, rios poluídos, trânsito, lixo na comunidade e lixo na escola e cole em uma cartolina. Mostre as imagens e questione às crianças: o que está acontecendo? Que local é este? Por que será que estes fenômenos estão acontecendo no ambiente? Como as pessoas interferem no ambiente? Valorize as respostas dos alunos e os ajudem a ampliar suas percepções sobre o ambiente, além da própria ampliação da linguagem oral.
· Segundo momento: Selecionar uma figura que representa o lixo escolar e colocar as crianças para observar e falar em voz alta do que se trata. Em seguida faça as seguintes perguntas, onde o lixo da sua escola fica localizado? Quem produz este lixo? Quem são as pessoas responsáveis pela coleta do lixo na escola? Na etapa seguinte, você mostra algumas imagens e solicita que as crianças eliminem aquela que demonstra uma atitude errada na coleta do lixo. Assim, faça uma discussão sobre as atitudes que as pessoas devem ter com a coleta e em seguida coordene a produção de um texto coletivo, refletindo a idéia do grupo sobre a coleta do lixo escolar.
Avaliação:
Participação do aluno na roda de conversa; a compreensão do processo da coleta do lixo escolar; os questionamentos que foram realizados.
Terceiro dia:
Tema da aula: Reaproveitando os alimentos.
Tema transversal: Português, Ciências e Matemática.
Gênero: Receita.
Eixo: Oralidade, práticas de reflexão sobre o uso da escrita e práticas de leitura.
Objetivo da aula:
- Mostrar que a sustentabilidade está em vários assuntos, inclusive nos alimentos.
- Conscientizar as crianças de que não podemos desperdiçar alimentos;
- Estimular as crianças a reduzirem o desperdício de alimentos tanto em casa quanto na escola;
- Mobilizar as famílias junto com a escola contra o desperdício de alimentos a partir da conscientização dos alunos, assim eles poderiam contar aos pais a importância do assunto e mostraria o que aprendeu nessa aula.
- Estimular nas crianças a importância do aproveitamento integral dos alimentos, por intermédio da elaboração de receitas que utilizem cascas, talos e folhas dos alimentos, dentre outras partes que, geralmente, são dispensadas no lixo;
Procedimento metodológico:
- 1º momento: Começar uma conversa sobre o que é feito com os alimentos que sobram em suas casas. Explicação sobre o assunto.
- 2º momento: mostrar receitas feitas com ingredientes reaproveitáveis e junto mostrar a estrutura de uma receita e mostrar suas características introduzindo previamente o conceito das medidas em uma receita.
- 3 º momento: Se a escola tiver espaço físico e propício, o professor junto com a turma poderá fazer uma receita ou simplesmente levá-la pronta para que eles possam degustar.
Avaliação:Observação no entendimento do aluno a esse gênero textual,percepção de estrutura,cronologia da receita e a questão da quantidade.
Material utilizado:
Receita
Bolo de casca de banana
Ingredientes:
Massa:
4 unidades de casca de banana
2 unidades ovo
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
½ xícara (chá) de açúcar
1½ xícara (chá) de água
4 unidades de banana
½ unidade de limão
Modo de preparo:
Lave as bananas e descasque. Separe as cascas para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por ultimo, misture delicadamente às claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno medo preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura, queime o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.
Quarto dia:
Tema da aula: Cuidando da natureza.
Tema transversal: Português e Ciências.
Gênero: Poético.
Eixo: Produção Textual
Objetivo da aula:
- Promover a aproximação do texto poético.
- Estimular a prática de leitura de poemas.
Procedimento metodológico:
- 1° momento: Fazer uma roda de conversa sobre os assuntos estudados nos dias anteriores. O professor fará questões sobre sustentabilidade para verificar o conhecimento adquirido dos alunos.
- 2° momento: apresentação de cartazes de distribuição do texto. O professor ira expor um cartaz com o poema em letras maiúsculas e distribuirá o texto para os aluno lerem primeiramente em voz baixa. O tempo para a leitura é fundamental para que as crianças se familiarizem com o poema. Posteriormente será feita a leitura coletiva do cartaz e os alunos serão motivados a apresentarem as opiniões sobre o poema.
- 3° momento: Trabalho em grupo/produção de poemas. Feito a leitura do texto, a turma será dividida em grupos para produzirem pequenos poemas sobre a poluição e sustentabilidade. Todo o processo deve ser acompanhado e auxiliado pelo professor. Depois de produzido todos os poemas, os alunos irão apresentá-los para a turma.
Avaliação: Observar se houve um entendimento da estrutura do poema, se a coletividade foi bem trabalhada e se houve uma compreensão do tema abordado.
Poema a ser trabalhado:
Cuidando da natureza
(Leila Maria Grillo)
Vamos cuidar
Da mãe Natureza
Preservando a vida
Do nosso Planeta.
Não desperdicem água
Para não faltar
Separe todo lixo
Para reciclar.
Não destruam as matas
Árvores e flores
Que enfeitam o mundo
Com as suas cores.
Não poluam o ar
Isso não é legal
Na certa vai causar
O aquecimento global.
Vamos trabalhar
Nessa tarefa urgente
Para preservar
O nosso meio ambiente.
Quinto dia:
Objetivo da aula:
- Proporcionar momentos de reflexão sobre a necessidade de mudanças de postura em relação ao meio ambiente a partir de dinâmicas interativas;
- Mostrar que reciclando conseguimos materiais divertidos e úteis;
- Ensinar a sustentabilidade como modo de vida;
- Melhorar o presente, visando outras gerações;
- Trabalhar a interação social, a oralidade, a leitura e a escrita.
Procedimento metodológico:
- 1º Momento: Iniciar com uma roda de conversa, mostrando o que é reciclagem e algumas de suas vertentes, explicar sobre os benefícios de usar a sustentabilidade no seu cotidiano. Mostrar os materiais (brinquedos) que serão confeccionados no decorrer do dia e com que serão feitos.
- 2º Momento: Pedir que eles façam grupos e cada grupo escreva um bilhete onde falarão o que esperam que tenha melhorado no meio em que vivem, para que as gerações futuras usufruam de um Mundo melhor. Ao fim da escrita, um representante de cada grupo lerá o bilhete feito por eles.
- 3º Momento: Confecção de cartazes que ilustrem o que foi absorvido na Semana da Sustentabilidade. Cartazes estes que servirão de “ornamentação” para a escola a fim de orientar e informar sobre os temas tratados.
- 4º Momento: Criação de objetos com sucatas “pet”. Dentre eles estão o bilboquê, megafone, flor e até mesmo um potinho “porta-treco”.
Avaliação:Observar a capacidade de entendimento do tema tratado, escrita, oralidade, criatividade, coordenação psicomotora e a coletividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário