quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PROPOSTA DE ATIVIDADE:
-Consciência Fonológica
Com esse material, a criança começa a entender que uma letra pode ter variados sons. Começa também a ser inseridos no vocabulário dela, palavras com dígrafos.
 - Dígrafos: nh, rr, gu;
 - Letras com sons diferentes dos propostos inicialmente: g com som de J, x com som de z;
 - M antes de p e b: Bombom

Apoio ao desenvovimento das hipóteses de construção da linguagem escrita.






Etapas do método fônico:
Etapa 1:Julgamento e percepção de rimas
Aliteração(repetir mesmos sons)
Síntese fonológica (quantidade de sílabas)
Segmentação(quantidade de letras e sons)
Manipulação(construção de palavras através de sufixo e prefixo)
Transposição de grafemas
Transposição de fonemas

Etapa 2:Leitura em voz alta

Etapa 3:Escrita de ditado(escuta ativa)

Etapa 4:Memorização(forma,cor,sequência)

Etapa 5:Conhecimento das letras e dos traços

Etapa 6:Memorização a longo prazo

Etapa 7:Fixação


As fotos foram tiradas de materiais da Aldeia Montessori e as etapas acima de um livro MUITO bom chamado  ´´Dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita-método fônico``  -GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA

Um comentário:

  1. Patrícia, discuta os conceitos que são apresentados no texto... segmentação, consciência fonólogica, identificação das unidades fonólogicas,inversão,troca de segmentos fonólogicos... Como estes conceitos estão presentes nestas atividades apresentadas?

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