PROPOSTA DE ATIVIDADE:
-Consciência Fonológica
-Consciência Fonológica
Com esse material, a criança começa a entender que uma letra pode ter variados sons. Começa também a ser inseridos no vocabulário dela, palavras com dígrafos.
- Dígrafos: nh, rr, gu;
- Letras com sons diferentes dos propostos inicialmente: g com som de J, x com som de z;
- M antes de p e b: Bombom
- Dígrafos: nh, rr, gu;
- Letras com sons diferentes dos propostos inicialmente: g com som de J, x com som de z;
- M antes de p e b: Bombom
Apoio ao desenvovim ento das hipóteses de construção da linguagem escrita.
Etapas do método fônico:
Etapa 1:Julgamento e percepção de rimas
Aliteração(repetir mesmos sons)
Síntese fonológica (quantidade de sílabas)
Segmentação(quantidade de letras e sons)
Manipulação(construção de palavras através de sufixo e prefixo)
Transposição de grafemas
Transposição de fonemas
Etapa 2:Leitura em voz alta
Etapa 3:Escrita de ditado(escuta ativa)
Etapa 4:Memorização(forma,cor,sequência)
Etapa 5:Conhecimento das letras e dos traços
Etapa 6:Memorização a longo prazo
Etapa 7:Fixação
As fotos foram tiradas de materiais da Aldeia Montessori e as etapas acima de um livro MUITO bom chamado ´´Dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita-método fônico`` -GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA
Patrícia, discuta os conceitos que são apresentados no texto... segmentação, consciência fonólogica, identificação das unidades fonólogicas,inversão,troca de segmentos fonólogicos... Como estes conceitos estão presentes nestas atividades apresentadas?
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