quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TAELP II

 "Fala e Escrita: Propostas didáticas para os anos iniciais do ensino fundamental" 
Autora: COSTA, Débora Amorim Gomes da.
O texto vem abordando a linguagem oral e escrita e tudo que nela se engloba.O texto nos mostra como a oralidade pode vir a ser diferente da escrita.
O mesmo vem nos mostrando como pode ser errôneo o jeito que usamos o livro didático,os professores tem que ao usá-lo tentar trazer para o cotidiano daquele aluno.O professor não pode ser leigo,ele tem que olhar o livro c um olhar crítico não simplesmente sair reproduzindo,ele pode adequar aquilo para a vivência dos alunos,trabalhar de maneira mais lúdica...
Também existem 3 tipos de concepções:
-estruturalista
- transformacionalista 
 -enunciativa
Cada uma tem um conceito diferente sobre a concepção da linguagem,a autora traz também o envolvimento interpessoal e as representações sociais como fatores que usamos na estruturação de um texto tanto para o que está ouvinte quanto para o falante.


Durante a aula de Taelp II debatemos esse texto e foi muito proveitosa a aula pois discutimos vários temas sobre a escrita e a linguagem e como tem coisas bobas que mudam muito como por exemplo a prosódia,o sotaque que para a gente o sotaque alheio é sempre diferente ou ´´errado`` e o uso dos livros didáticos,também parei para pensar que dá sim para mudar uma aula,basta ter vontade e disposição.

http://escolamunicipaltarsiladoamaral.blogspot.com.br/

Este link acima é da Escola Tarsila do Amaral onde eu fiz 2 anos de estágio e onde eu aprendi MUITO,sou muito orgulhosa e grata por tudo que vivenciei lá.Atualmente faço estágio numa escola montessoriana da rede privada e nos 2 sistemas de ensino tanto o tradicional quanto o montessoriano eles usam livros didáticos porém as vezes é necessário você ir a internet tirar uma dúvida,pegar outro livro didático ou usar a apostila montada ou o professor quando atento ao erro do livro didático pode reverter isso para um trabalho dentro da sala,trabalhando o jeito correto com os alunos.



Um comentário:

  1. Patrícia, você inicia bem sua reflexão: apresenta o título, a autora. Sugiro, apenas, uma correção - as referências da autora devem seguir as normas da ABNT, ou seja, primeiro deve colocar o último sobrenome em caixa alta, assim: COSTA, Débora Amorim Gomes da.
    No primeiro período: "O texto vem abordando a linguagem oral e escrita e tudo que nela se engloba.", o período precisa ser reescrito.
    Nos primeiros períodos, a palavra "TEXTO" se repete desnecessariamente. Evite tanta repetição.
    No trecho: "O texto vem nos mostrando como pode ser errôneo o jeito que usamos o livro didático,os professores tem que ao usá-lo tentar trazer para o cotidiano daquele aluno.O professor não pode ser leigo,ele tem que olhar o livro c um olhar crítico não simplesmente sair reproduzindo,ele pode adequar aquilo para a vivência dos alunos,trabalhar de maneira mais lúdica...", sugiro uma nova redação de modo a articular melhor as ideias que pretendeu passar.

    No seguinte trecho: "Cada uma tem um conceito diferente sobre a concepção da linguagem,o autor traz também o envolvimento interpessoal e as representações sociais como fatores que usamos na estruturação de um texto tanto para o que está ouvinte quanto para o falante.", você utiliza AUTOR. O texto foi escrito por uma AUTORA. Atenção quando fizer referência ao autor/a do que se lê.

    Você inicia a discussão, mas deixa muitos aspectos do texto fora... Procure inseri-los, principalmente, as duas coleções escolhidas para fazer a análise e as conclusões a que a autora chegou.

    Não apresentou a segunda parte da atividade...
    Abs
    Ivan


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