segunda-feira, 30 de abril de 2012

Salão do Livro no Sulamérica


Nesta sexta-feira dia 27, fui com as crianças do 4º ano da escola onde eu faço estágio ao Salão do Livro 2012,foi muito legal poder levá-los para conhecer e experimentar esse contato com os livros.
Muitos nunca tinham ido a um evento como o Salão ou a Bienal.
Eles adoraram,puderam comprar alguns livros,teve palestras,teve um stand da Petrobrás muito legal falando sobre os diversos tipos de energias e um painel grandão os as crianças podiam desenhar algum exemplo de energia que utilizamos.
Foi muito legal!

quarta-feira, 25 de abril de 2012


http://www.partes.com.br/educacao/portfolio.asp

Esse link que eu postei acima é de uma reportagem sobre portfólio e o mais interessante que tem umas opiniões de pessoas que trabalharam com o portfólio.
Vale a pena dar uma lidinha é um texto pequeno!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O uso do Portfólio na Formação de Professores


´´O potfólio é uma oportunidade maravilhosa de os alunos,futuros educadores,vivenciarem a avaliação formativa e não apenas lerem sobre ela``-Benigna M de F.Villas Boas

Falar do método portfólio era até ano passado uma coisa desconhecida para mim,como tive uma matéria em que tivemos que montar um portfólio manual fui conhecendo e mudando meu conceito.
Porque no potfólio colocamos tudo o que foi aprendido ao longo do semestre,tudo que produzimos e o melhor com nosso olhar.
E porque não trazer o portfólio eletrônico para o ambiente escolar, pois construir um pode motivar as crianças a entrarem nesse mundo virtual,trazendo ela para utilizar os recursos digitais,formar pensamentos críticos ou reflexivos e além do mais eles tem a própria autonomia,eles que montam,escrevem e pesquisam o que vai entrar nesse portfólio.Podem adicionar vídeo,foto,entrevistas.
E na avaliação tradicional,as crianças não querem tirar notas baixas,as vezes ficam nervosas é tudo muito mecanizado e ultrapassado,com a avaliação formativa vem um tipo novo de pedagogia mais democrática onde o aluno troca experiências com o professor para criar o portfólio e a NOTA não é o FOCO.O que o professor avalia é a aprendizagem da criança e os avanços que ela teve,podendo ou não o professor interferir para ajudar o aluno.


E.M Barro Branco-Evento na FEBF


Formação de comunidades leitoras na periferia 



A leitura do mundo precede a leitura da palavra -Paulo Freire


O evento aconteceu na FEBF,a Barro Branco é uma escola de Duque de Caxias da rede pública que e atende o ensino fundamental e nesta palestra nos mostra uma parceria entre a escola e a universidade.O objetivo do evento era incentivar a leitura do cidadão,promover atividades junto com os alunos e os pais trazendo a leitura como algo que faça parte do lazer,juntar conhecimento com prazer.Trazer a importância da leitura como meio de reflexão,de ensinamento.

O evento trouxe aexposição de quadros e livros,teve a participação das crianças em um teatrinho junto com a Profª Priscila  uma turma de 3º ano onde mostraram a vida da escritora Cecília Meirelles,no teatrinho as crianças ainda citaram trechos de livros de Cecília.No mesmo dia as crianças que estavam no evento fizeram uma oficina com os professoras da FEBF como por exemplo a disciplina Arte e Educação.Uma parte muito animada da palestra foi quando a professora Maria Dolores fez uma roda de leitura e contou histórias da sua vida,onde sempre esteve presente a leitura,contou a história do Jabuti e da Onça,A lingua do NHEM,sempre mostrando a importância da leitura.O projeto tem a intenção de incentivar essas crianças,mostrando que com a leitura tem benefícios prazerosos.




segunda-feira, 9 de abril de 2012

Linguagens Infantis


O texto Linguagens Infantis outras formas de leitura,foi uma porta muito importante para o nosso debate em sala de aula,como podemos ensinar o ler e escrever as crianças sem ficar preso e monótono ao ensino passado,falamos também das novas atividades que são super originais,sair do engessado parar de tentar ensinar ´´roboticamente`` o ler e o escrever.
Abrir portas para a cultura local daquele ambiente,trazer vivências das crianças para esse mundo da escrita.E porque não trazer as novas tecnologias entrelaçadas com a escola,despertar a curiosidade dessas crianças com um novo método estimular a fazer um blog,um diário virtual,são tantas as propostas,isso para mostrar que o  papel da leitura na vida das crianças é muito importante,por que abre portas para a imaginação,para a criatividade,para seu desenvolvimento.
E o mais importantes como o papel do professor de incentivar essas crianças a leitura,trazer exercícios para sala de aula,fazer rodas de leitura,ciranda.Com isso depois deixa-las livres para elas poderem criar as suas histórias,debater o que poderia ter sido diferente na história.

No debate 2 a autora fala de explorar a parte lúdica da criança,que é onde mexe com a curiosidade,com a imaginação, a fantasia da criança.Fala da concepção da escrita,da linguagem escrita que tem que ser mais pessoal mas ´´humana`` que tenha expressão,que mostre um significado aquilo.Importante falar que a escrita não precisa ter LETRA BONITA,ortografia perfeita,pontuação exata,basta a criança ter a iniciativa e escrever e conseguir transmitir a idéia,passar o entendimento dela e um fato muito importante quem lê mais escreve mais.